Banner

quinta-feira, agosto 30, 2012

Anatel e Ministério das Comunicações anunciam projeto de medição da qualidade da banda larga!!!


O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e o vice-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Jarbas Valente, apresentaram hoje, em entrevista coletiva à imprensa, detalhes do projeto de medição da qualidade da banda larga fixa no Brasil. O projeto depende da participação da sociedade para ser implementado, uma vez que os equipamentos de medição da internet serão instalados nas conexões de voluntários.

A medição, que começa no mês de outubro, está prevista no Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia (RGQ-SCM - aprovado pela Resolução Anatel 574/2011). Os primeiros resultados devem ser divulgados, pela Agência, em dezembro deste ano.

De acordo com o conselheiro Jarbas Valente, o objetivo do projeto é reunir informações suficientes para a adoção de medidas que permitam a progressiva melhoria do serviço. "Trata-se de uma medição em todo o território nacional que fornecerá dados importantes para as ações da Anatel", avaliou.


Espera-se, em todo o Brasil, a mobilização de cerca de 12 mil usuários do serviço. Jarbas Valente informou que a adesão ao projeto não exige conhecimentos avançados de informática dos voluntários. "Basta ligar o equipamento de medição ao modem ou ao roteador e deixá-lo funcionando. O usuário não precisa fazer nada além disso", explicou.

Segundo o ministro Paulo Bernardo, a medição contribuirá de forma decisiva para a elevação da competição da banda larga fixa no país, pois o consumidor terá parâmetros objetivos para comparar os serviços das diversas prestadoras. Na sua avaliação, a comparação estimulará as empresas a investir mais para assegurar a qualidade dos serviços e a reduzir preços para ampliar sua base de clientes. "Esse regulamento de qualidade aprovado no ano passado é mais avançado do que de outros países", disse Paulo Bernardo.

Jarbas Valente e Paulo Bernardo anunciaram ainda a criação do perfil específico da Anatel no Facebook para divulgação do programa de medição da qualidade da banda larga no Brasil. Para mais informações, acesse http://www.facebook.com/anatel.qualidade.banda.larga

O processo de medição da qualidade da banda larga será coordenado pela Anatel por meio da Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ). No Brasil, será adotada a mesma tecnologia usada e aprovada em mais de 35 países, como Estados Unidos e Reino Unido, em iniciativas semelhantes. Os resultados dessas medições permitirão à Anatel conhecer com maior precisão a qualidade do serviço em todo o País e, assim, adotar as medidas necessárias para que sejam cumpridas as metas estabelecidas na regulamentação da Agência.

O superintendente de Serviços Privados, Bruno Ramos, informou que, para a medição da qualidade da banda larga fixa, o projeto abrangerá usuários das prestadoras do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) com mais de 50 mil acessos: Oi. NET, Telefônica/Vivo, GVT, Algar (CTBC), Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom.

Podem ser voluntários do programa todos os usuários que tenham contrato de prestação de serviço de banda larga fixa em seu nome. Para se candidatar, é necessário informar os dados pessoais e os do serviço contratado, por meio do cadastro disponível no portal www.brasilbandalarga.com.br. Funcionários das empresas analisadas não poderão ser voluntários.

Após análises das características dos consumidores e dos serviços por eles contratados, será feita uma seleção para garantir que a amostragem represente os diferentes perfis de consumidores da banda larga fixa no Brasil. Serão acompanhados indicadores como velocidades de upload e download, latência, variação da latência (ou jitter) e perda de pacotes.

Os selecionados pela EAQ não terão qualquer ônus para instalação dos equipamentos e também não serão remunerados. Os voluntários receberão um aparelho batizado de whitebox, que fará a medição ao ser conectado ao modem/roteador de cada residência ou empresa. A aferição nos equipamentos instalados nos computadores será diária e ininterrupta. O equipamento não coleta qualquer informação pessoal, nem interfere ou monitora a navegação do usuário.

Além de colaborar para aferição da qualidade da banda larga, cada voluntário receberá relatório mensal com dados relativos à qualidade do serviço  em sua residência ou empresa.

A metodologia e procedimentos referentes às medições foram definidos pelo Grupo de Implantação de Processos de Aferição da Qualidade (GIPAQ), grupo de trabalho coordenado pela Anatel, com participação de representantes das Prestadoras, da Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ) e de entidades convidas, como o CGI.Br e o INMETRO.

Faça o teste agora, clicando aqui


quarta-feira, agosto 29, 2012

O perfil do técnico de informática picareta !!!

Conheça as artimanhas mais usadas pelos profissionais mal-intencionados do ramo para enganar seus clientes.

Eles são responsáveis por nos acudir em momentos de tensão, preocupação e algumas vezes até de desespero. Não, não estamos falando do seu gerente no banco, médico ou psiquiatra. Os técnicos de informática podem ser tão importantes em nossas vidas quanto qualquer um desses profissionais, afinal de contas, nossas rotinas estão cada vez mais ligadas ao computador.

O grande problema é que existem alguns “profissionais” do ramo que usam essas situações de transtorno e o conhecimento limitado das pessoas para enganá-las e conseguir um lucro maior sobre seus clientes. Neste artigo, vamos apresentar algumas das principais artimanhas feitas por tais técnicos picaretas, para que assim você esteja preparado para identificar se está sofrendo um golpe.
  • As artimanhas mais comuns
Como você deve imaginar, existem dezenas de mutretas que os técnicos podem fazer no seu computador para que de alguma forma eles tenham vantagens. Entre os golpes mais básicos estão inventar problemas de hardware quando a falha é apenas de software, instalar programas piratas como se estivessem implementando produtos licenciados (algo extremamente comum com o Windows e o Microsoft Office) e formatar o computador sem se preocupar com o backup dos dados.

Em relação ao hardware do computador, as picaretagens mais frequentes são instalar peças usadas como se fossem novas, trocar componentes do PC por modelos mais antigos ou mais usados sem autorização e deixar peças soltas no gabinete – para que as vibrações emitidas durante o funcionamento do computador ocasionem atrito entre as peças, causando danos a elas.


Por sua vez, no tocante a softwares, os golpes podem ser ainda mais elaborados. Os relatos mais recorrentes abordam a instalação de vírus para que a máquina apresente problemas em pouco tempo, a inserção de Keylogger e outros aplicativos “espiões” que coletam senhas e informações sigilosas e a cópia de dados e conteúdos pessoais sem consentimento do cliente.
  • Exemplo prático
Um suposto caso desse tipo de ato, que ganhou grande notoriedade recentemente, aconteceu com a atriz global Carolina Dieckmann. Ela teria enviado o seu computador para consertar e, alguns dias depois, começou a ser chantageada a partir de algumas fotos íntimas adquiridas pelos criminosos.

Por meio de seu advogado, Dieckmann chegou a notificar a Google para que a empresa ocultasse as imagens dela nua no seu motor de busca – pedido que foi negado pela gigante de Mountain View.

Mais tarde, com a prisão dos meliantes envolvidos, ficou provado que, na verdade, as fotos foram roubadas através de um spam. Contudo, ficou exemplificado como uma pessoa mal-intencionada que trabalha como técnico de informática pode facilmente expor e extorquir suas vítimas, digo, seus clientes.
  • Cuidado nunca é demais
Para tentar escapar de um golpe, você pode perguntar exatamente os problemas existentes e o que será feito para solucioná-los. Com as informações mencionadas pelo técnico, você pode realizar pesquisas na internet ou consultar outro técnico para averiguar se o que foi dito pelo primeiro profissional tem coerência.

Lembre-se: cuidado nunca é demais. Embora tenhamos abordado o tema de uma maneira mais descontraída, nossa intenção é realmente alertar nossos leitores para o fato de que esses profissionais picaretas existem e podem tentar ludibriá-los.

sexta-feira, agosto 24, 2012

Depois de 25 anos, Microsoft troca seu logotipo.


Esta certamente não é uma das notícias importantes, mas vale comentar: não é toda hora que uma gigante da tecnologia altera seu logotipo. E mais, não é qualquer hora que alteram um logo já consolidado por vários anos para algo mais simples, muito simples.

Depois de redesenhar o logo do Windows para um ícone totalmente plano, com figuras geométricas bem simples, a Microsoft remodelou seu próprio logotipo. Isso depois de 25 anos usando o logo mais conhecido. 

A aposta no estilo "Metro" (que não é mais "Metro") vai com tudo para os logotipos também:

O logotipo que dava as caras nos primeiros produtos da empresa era esse:



Da década de 90 até poucos dias atrás reinou o mais conhecido e utilizado, com um detalhe entre o "o" e o "s".



O novo logo leva as cores clássicas da empresa, sendo apresentrado junto com um símbolo - o anterior era um mero texto em preto.


segunda-feira, agosto 20, 2012

Samsung anuncia Galaxy S Duos


Dual chip tem tela de 4 polegadas, câmera de 5 megapixels e Ice Cream Sandwich.

Os principais fabricantes de celulares foram na onda dos chineses e começaram a fabricar aparelhos com suporte a dois e três SIM cards. Só que esses produtos geralmente são celulares de baixo custo ou smartphones Android lentos, com câmeras ruins e pouco espaço de armazenamento. Mudando um pouco essa história, a Samsung anunciou hoje um dual chip mais atraente: o Galaxy S Duos.

O Galaxy S Duos imita o design do Galaxy S III, mas possui uma espessura quase 2 milímetros maior. Ele chega com configurações bem decentes para um dual chip: roda Ice Cream Sandwich, tem uma generosa tela de 4 polegadas com resolução de 480×800, câmera traseira de 5 megapixels e 4 GB de armazenamento interno com suporte a microSD de até 32 GB.

Mesmo acima da média, o Galaxy S Duos não seria (ou não deveria ser) posicionado no mercado topo de linha: o hardware é comparável ao Galaxy S original e inclui processador single core de 1 GHz, 512 MB de RAM e GPU Adreno 200, que hoje em dia não possui um desempenho tão surpreendente em jogos. Além disso, sua câmera grava apenas vídeos com resolução de 854×480 e a tela não possui o famoso painel Super AMOLED.

terça-feira, agosto 14, 2012

Anatel quer proibir operadoras de cobrar novas chamadas quando ligação cair


Cliente de plano "ilimitado" terá até dois minutos para realizar a nova chamada.

A introdução dos planos “ilimitados” de telefonia celular trouxe um problema aos brasileiros: a rede das operadoras não estava preparada para o alto volume de ligações, e a consequência disso é a péssima qualidade de serviço. A TIM, inclusive, foi acusada de provocar quedas de chamadas para que o cliente realize uma nova ligação. Uma nova medida da Anatel deve melhorar um pouco a situação: em situações de queda de chamada, novas ligações deverão ser gratuitas.

Uma fonte ligada ao Estadão afirmou que o objetivo é da nova regra é permitir ao consumidor refazer suas ligações, sempre que haver queda, não importando o motivo da interrupção da chamada. Dessa forma, pessoas que tiverem falhas na ligação, término de bateria ou mesmo transitarem em uma área de sombra poderão refazer suas chamadas gratuitamente. Para isso, a agência estipulou um prazo de dois minutos para realizar a nova chamada.

A medida afeta principalmente os clientes de planos “ilimitados” que cobram por chamada realizada. Quem possuir um pacote de minutos, ou mesmo realizar chamadas que não são tarifadas por tempo de ligação não poderá se beneficiar com a mudança. Atualmente, a regra da Anatel estipula gratuidade apenas quando uma chamada de até 30 segundos foi interrompida. Mesmo assim, o tempo seguinte é tarifado de acordo com o pacote de serviços.

A proposta ainda precisa ser aprovada, mas o resultado deve sair na próxima reunião do colegiado da Anatel, na próxima quinta-feira (16). Após as decisões dos conselheiros, a medida deverá passar por um período de consulta pública antes de entrar em vigor. Finalmente é possível ver a Anatel fazendo seu trabalho direito, se  posicionando ao lado do consumidor e não das operadoras. Será que agora vai? 

O desafio além do cifrão: como motivar sua equipe saindo do comum?



Em equipes desmotivadas, é importante identificar o colaborador que se destaca pela capacidade de levantar o astral de todos, ou seja, quem tem o perfil motivador e é capaz de encorajar os outros. Os motivadores, como são chamados, enxergam possibilidades ao invés de problemas, podendo assim influenciar o grupo a retomar o ânimo do dia a dia. E é papel do gestor apontar quem são os reais motivadores de sua equipe. É preciso compreender que estamos lidando com capital humano e também possíveis empreendedores. Empresas que focam apenas em números e resultados, lucros e relatórios, esquecem do principal motivo que faz tudo caminhar. As pessoas.

O bom gestor é capaz de compreender como é o perfil de cada colaborador da sua equipe. Veja além dos números e das metas. Elogie sempre quando um projeto for bem executado. Direcione e indique o melhor caminho para se alcançar um objetivo. Pense no grupo e encoraje todos. Mostre a importância que cada um tem dentro da equipe. E faça com que todos se apaixonem pelo trabalho. A produtividade está ligada diretamente à motivação, isto é, quanto mais motivada uma equipe estiver, mais metas irão alcançar.

É importante estimular a integração social, reconhecimento e desafios. Mas não faça do ambiente de trabalho uma arena de gladiadores. Não é competição. Faça do dia a dia algo motivador. Não há nada pior do que aquele colaborador que possui a seguinte ideia: “Ai mais uma segunda-feira”. E nem mesmo pense que a motivação está relacionada a bons salários. Empresários que costumam dizer “se não está satisfeito que vá procurar outra oportunidade” já contaminam toda uma empresa, pois o pensamento vem de cima pra baixo. E numa dessas, se gera um ciclo vicioso, criando um carrossel de desmotivação interna.

Hoje o desafio é motivar os colaboradores a crescerem juntos com a organização. Benefícios de final de ano, cestas de Natal e churrascos são estimulantes apenas por um curto período. É preciso pensar no que sua equipe gostaria de ganhar e não no que o empresário gostaria de dar. Além disso, crie um estímulo à criatividade. Muitas vezes, este colaborador está atento a tudo que acontece, pois ele busca desafios e soluções criativas para os problemas. Lembra da figura do motivador? Quem sabe ele não é justamente a pessoa que senta todos os dias em frente a sua mesa e nunca foi notado. E lembre-se: a motivação precisa estar relacionada com a valorização do funcionário. Faça dele parte integrante da sua empresa e não apenas um seguidor de regras.

Autor: Marcos Coimbra, vice-Presidente da ABRADISTI, Associação Brasileira de Distribuidores de TI 

Como funciona o bafômetro?


Desde que a Lei Seca (11.705/2008) entrou em vigor no Brasil, o bafômetro virou um acessório bastante comum em festa, bares e baladas. Também conhecido como etilômetro, esse aparelho consegue em poucos segundos medir a quantidade de álcool no sangue de um usuário, e por isso é utilizado por muitas pessoas e pela própria polícia para avaliar se um motorista está apto ou não a pegar no volante.


Como o álcool age no organismo

O álcool, quando ingerido, se incorpora ao sangue através de vasos e membranas permeáveis dos órgãos do corpo pelos quais passa, como o estômago e principalmente o intestino delgado, onde ocorre a transferência de 75% das moléculas de etanol. A partir daí, pode-se levar até uma hora para elas se espalharem por todo o corpo.

A quantidade limite de bebida que alguém deve beber depende de vários fatores, desde a concentração de álcool no copo a até mesmo a alimentação ingerida ou a condição física do usuário. Para algumas pessoas, apenas uma lata de cerveja pode ser o suficiente para que o bafômetro acuse 2 decigramas por litro de sangue, nível máximo tolerado pela Lei Seca. Até mesmo bombons com recheio de licor e antissépticos bucais podem causar um resultado positivo no aparelho. Nesses casos, o cidadão tem o direito de pedir um novo teste no período de 20 minutos, quando então não deverá mais ser acusada a presença de etanol.

Também não é possível afirmar categoricamente quanto tempo leva para todo o etanol ser eliminado do corpo de quem ingeriu bebida alcoólica, já que isso depende do organismo de cada um, da velocidade com que bebe, da quantidade ingerida ou de ações que realiza antes, durante e após beber. Uma noite de sono, por exemplo, suaviza os efeitos do álcool. Na dúvida, é prudente reassumir a direção apenas 24 horas depois de beber.

Existem três formas de eliminar o álcool do sistema sanguíneo: pela urina, pelo metabolismo de etanol no fígado, ou através do pulmão. Nesse terceiro caso, ele se mistura ao ar alveolar, aquele que sopramos no canudo ligado ao bafômetro. Dois tipos de aparelhos são utilizados para averiguar se um condutor está bêbado: nos mais simples, o álcool reage com uma solução de dicromato de potássio. Já no usado pela polícia, mais sofisticado, uma célula combustível faz esse serviço.

Funcionamento dos diferentes bafômetros

No bafômetro simples, o ar é misturado com uma solução composta de ácido sulfúrico, água, nitrato de prata e dicromato de potássio. O ácido sulfúrico remove o álcool do oxigênio, que sofre uma reação com o dicromato de potássio, produzindo etanal e íons Cromo (III). O nitrato de prata age como catalisador da reação química. O dicromato de potássio, visível no tubo do dispositivo, possui cor alaranjada. Já os ions Cromo são verdes. Por isso, caso a coloração da substância fique esverdeada, isso indicará uma presença de álcool no sangue.

O problema é que, como o dicromato de potássio é um forte oxidante, o bafômetro pode acusar falsos positivos. É por isso que a polícia utiliza o etilômetro de célula de combustível, que produz resultados mais confiáveis. Nestes, a baforada entra em contato com uma solução formada por dois eletrodos de platina, que contam ainda com um material poroso de ácido-eletrolítico posicionado entre eles. A platina reage com o álcool, gerando ácido etanoico, prótons e elétrons. Os elétrons passam por um fio condutor ligado a um medidor de corrente elétrica. Quanto mais forte, maior a presença de álcool. Um chip processa esses dados e informa o nível de concentração de etanol no visor do aparelho.

O resultado obtido em um desses bafômetros amadores, que podem custar a bagatela de R$ 15, nunca poderá ser utilizado para invalidar aquele atingido no aparelho soprado em uma blitz policial. Os etilômetros vendidos no comércio, geralmente, não estão dentro das regulamentações do Inmetro e Denatran. É por isso que apenas o modelo da polícia, que chega a custar R$ 12 mil, é aceito como prova criminal.

segunda-feira, agosto 13, 2012

7 dicas para resolver problemas com sua rede Wi-Fi


Siga estas dicas para diagnosticar e resolver os problemas mais comuns com redes sem fio em casa, no escritório ou em viagem.

Redes Wi-Fi nos dão o luxo de poder acessar a internet de qualquer lugar, seja deitados no sofá ou em um café à beira-mar, mas como toda forma de conexão baseada em ondas de rádio elas são sujeitas a interferência, limites no alcance, problemas e hardware e, claro, falha humana. 

Por isso elaboramos esse guia rápido, que mostra os problemas mais comuns com conexões Wi-Fi e como corrigí-los. Se você está sofrendo com sua rede Wi-Fi em casa ou no escritório, continue lendo para aprender como diagnosticar (e resolver) o problema.

01 - Veja se o Wi-Fi está ligado

Você está tendo problemas pra se conectar à rede de um café ou aeroporto usando um notebook? O problema pode ser trivial e estar na ponta dos seus dedos. Se a máquina sequer consegue enxergar as redes próximas, verifique se não há um botão (ou sequência de teclas) que desliga o Wi-Fi e que foi acionado por acidente. Muitos notebooks tem uma chave na frente do gabinete, ou uma tecla de função (geralmente representada com o ícone de uma antena) para isso. Tente acionar a chave (ou pressionar a tecla) e veja se você consegue se conectar.

Se você está usando um tablet ou smartphone, a "chave" para ligar ou desligar o Wi-Fi é controlada por software. Num smartphone com Android 2.3 ela fica em Configurações / Redes sem fio e outras / Wi-Fi. Num iPhone ou iPad fica em Ajustes / Wi-Fi.

02 - Reinicie seu computador (e talvez o roteador)

Se seu computador ainda não consegue se conectar, reinicie-o. Se subitamente nenhum computador consegue se conectar à rede e ela está sob seu controle (é sua rede doméstica, por exemplo), experimente também reiniciar o roteador. Parece simples, mas a interface Wi-Fi de seu computador ou o software de seu roteador por estar sofrendo com um problema temporário, e o “reboot” resolve. Para reiniciar corretamente seu roteador desligue-o da tomada, aguarde 30 segundos e ligue-o novamente.

03 - Mude o canal de sua rede Wi-Fi

A maioria dos roteadores e dispositivos Wi-Fi opera na frequência de 2.4 GHz, geralmente dividida em 11 canais. Infelizmente só três deles podem operar simultâneamente sem se sobrepor ou interferir um no outro: são eles o 1, 6 e 11. Pra piorar, a maioria dos roteadores vem configurada por padrão para transmitir no canal 6. 

Como consequência, a interferência de outros roteadores na vizinhança é uma fonte comum de problemas de conectividade, especialmente em áreas densamente povoadas como condomínios e shopping centers. E outros rádios que operam na frequência de 2.4 GHz, como babás eletrônicas e telefones sem fios, além de aparelhos como fornos de microondas, também podem interferir com o sinal da rede Wi-Fi.

Você pode escolher cegamente um canal (os canais 1 ou 11 são provavelmente a melhor escolha), ou verificar antes quais canais as redes vizinhas estão usando para que você possa usar um canal diferente. Para isso use um programa gratuito como o InSSIDer ou Vistumbler, ou o Meraki WiFi Stumbler, que é baseado na web e roda em Macs e PCs. Outra opção é rodar um aplicativo em seu smartphone, usando o Wifi Analyzer (para Android) ou Wi-Fi Finder (para o iOS).

Depois de decidir qual canal usar, você vai precisar acessar a interface de administração de seu roteador para fazer a mudança. O processo varia com cada fabricante ou modelo de roteador, consulte o manual de instruções para o procedimento exato. Depois de mudar o canal provavelmente será necessário reiniciar o roteador. Aí é só reconectar seus aparelhos à rede e ver se os problemas de conectividade persistem. Se sim, pode ser necessário tentar um outro canal.

04 - Mude o roteador de lugar

Se a dificuldade de conexão só acontece quando você está longe de seu roteador Wi-Fi, pode ser que você esteja no limite da zona de cobertura. A solução mais simples é comprar um roteador com um alcance maior, mas você pode tomar algumas medidas mais baratas antes disso. Primeiro, certifique-se de que as antenas estão bem presas ao roteador e apontando para cima. Depois, verifique se o roteador não está sendo bloqueado por grandes objetos que podem fazer o sinal se degradar mais rapidamente do que normalmente deveria.

Para melhores resultados, coloque o roteador em um espaço aberto (como sobre uma mesinha), para que o sinal possa trafegar livremente. Se você ainda não consegue o alcance de que precisa, experimente mover o roteador e o modem para um local mais central em relação à área de cobertura.

05 - Restaure o roteador à configuração de fábrica

Se mesmo assim você continua tendo problema ao fazer com que vários computadores e aparelhos se conectem a seu roteador, você pode tentar restaurá-lo à configuração de fábrica. Infelizmente isso irá apagar todas as configurações, então você terá de recriar sua rede do zero. O procedimento é simples: a maioria dos roteadores tem um botão ou buraco chamado “RESET” na traseira. Pressione-o (ou insira um clipe de papel no buraco) por 10 segundos. Depois, reconfigure o roteador como fez quando o instalou.

06 - Reinstale o driver da interface Wi-Fi

Se mesmo após resetar o roteador você ainda tiver dificuldade em fazer um PC se conectar à rede, experimente reinstalar os drivers e software da interface Wi-Fi desse PC. Procure o software no site do fabricante de seu PC (se for uma interface USB na forma de um pendrive ou um cartão ExpressCard, vá ao site do fabricante da interface). Siga as instruções que acompanham o software para fazer a reinstalação, reinicie o PC e pronto.

07 - Atualize o firmware do roteador

Se os problemas de conexão persistirem mesmo após um reset do roteador e reinstalação dos drivers no PC, pode ser que você esteja sendo vítima de um “bug” no roteador. Roteadores Wi-Fi são praticamente pequenos computadores que rodam um software interno especializado. Esse software, chamado firmware, é sujeito a bugs como qualquer programa em um PC comum, e pode ser atualizado. De fato, os fabricantes constantemente lançam atualizações para corrigir problemas e até mesmo adicionar recursos.

Para ver se há uma nova versão do firmware de seu roteador, acesse o painel de controle dele e veja o número da versão instalada. Essa informação geralmente está numa seção chamada “sistema”, “sobre” ou “ajuda”. Depois vá até a seção de downloads no site do fabricante e veja qual a última versão disponível: são grandes as chances de que exista uma mais recente. Baixe-a e faça a atualização de acordo com as instruções do fabricante.

Uma alternativa é experimentar um firmware open-source, como o DD-WRT ou OpenWRT. Estes firmwares, baseados em Linux, são desenvolvidos por grupos de entusiastas e trazem recursos bastante avançados, mas sua instalação só é recomendada a usuários mais experientes. Consulte os sites de cada projeto para saber quais os roteadores compatíveis e obter instruções de instalação e configuração.

sexta-feira, agosto 10, 2012

Conectividade Social ICP sem acesso no Internet Explorer...


A Caixa Econômica Federal enviou parecer explicativo de como proceder quando aparecer a tela com a mensagem de erro no portal da conectividade social. 

Segue abaixo o comunicado:

Conforme parecer emitido pelo Microsoft, a mensagem de erro apresentada aos usuários quando da tentativa de acesso ao CS-E, por meio do CNS ICP tem como causa a utilização do sistema operacional Windows, sem as suas devidas atualizações. Por esse motivo, parte dos usuários que acessam o canal por meio do “Internet Explorer” consegue o acesso normal ao portal e outros tomam erro.

Assim, para regularização da ocorrência sugere ao usuário a acessar o link: http://support.microsoft.com/kb/2541763/pt-br , fazer a leitura do artigo lá disponibilizado e a seu critério fazer o download do hotfix: KB2541763,  e atualizar o sistema operacional.

A atualização acima normaliza o aceso ao “Portal Empregador” para usuários dos sistemas operacionais Windows nas versões XP, Vista e Server 2008. Para os demais sistemas operacionais não existem Hotfix específicos, porém, em caso de erro, basta a realização das atualizações normais disponibilizadas pela Microsoft.

Ressalta que, tanto os problemas apresentados quanto a sua solução são de responsabilidade da Microsoft. Por este motivo, caberá ao usuário decidir pela atualização ou não do sistema operacional.

Como fazer buscas na internet pelo Menu Iniciar do Windows


Você não precisa abrir seu browser para fazer suas buscas online. Aprenda como neste passo a passo.

Poder fazer buscas na internet antes de abrir o navegador é algo extremamente útil, tanto que o Windows 8 promete vir com uma ferramenta feita exatamente para isso.

O que muitos não sabem é que os sistemas operacionais atuais também são capazes de fazer isso, uma vez que essa função está bem escondida. Se você quiser aprender a usar essa ferramenta, basta seguir este tutorial.

Para ativar a função de busca, é necessário, primeiramente, acessar o Editor do Registro de seu Windows. Isso é bastante fácil, na verdade: basta pressionar as teclas Windows + R, digitar “regedit” (sem aspas) na janela que é exibida e clicar em “OK”.


Com o programa aberto, use a lista de pastas na lateral esquerda da janela para acessar HKEY_CURRENT_USER > Software > Policies > Microsoft > Windows e encontre o arquivo “Explorer”. Não se desespere se o item não estiver lá: tudo o que você precisa fazer é criá-lo. Para isso, clique com o botão direito do mouse no “Windows”, escolha Novo > Chave no menu de contexto e nomeie a nova chave como “Explorer”.


Encontrando o arquivo ou criando um novo, prossiga clicando nele com o botão direito, dessa vez escolhendo Novo > Valor DWORD (32 bits). Nomeie o arquivo como “AddSearchInternetLinkInStartMenu” (sem aspas).



Por fim, abra o item recém-criado, mude o campo “Dados do Valor” para 1 e clique em “OK” para salvar a alteração. Mas antes que as mudanças tomem efeito, você ainda vai precisar reiniciar o sistema (ou pelo menos o Windows Explorer).

Seguindo os passos deste tutorial, sempre que você digitar um termo no campo de pesquisa do Menu Iniciar, a opção “Pesquisar na Internet” vai estar disponível nos resultados da busca. Ao clicar nela, uma página do seu navegador-padrão é aberta automaticamente, contendo as respostas de seu motor de busca-padrão.

Pura tecnologia nas Olimpíadas de Londres...

Parque Olímpico

Direto de Londres — Os Jogos Olímpicos seguem rolando desde a última semana de julho, com a cerimônia de abertura no dia 27. Atletas de diversas nacionalidades dão o seu melhor para disputar a tão sonhada medalha de ouro, aquela que coroa o desempenho excepcional e muitas vezes pode vir acompanhada de um recorde olímpico. Enquanto eles se dedicam a conquistar o pódio, um batalhão de pessoas envolvidas na organização e execução dos Jogos fazem com que esta Olimpíada seja de pura tecnologia.

Alguns assuntos merecem mais destaque que outros quando falamos de Olimpíadas. Como de praxe em qualquer evento desta magnitude, em que 200 mil pessoas circulam pelo Parque Olímpico num dia de calor, a segurança se baseia fortemente em itens tecnológicos. Podem até não ser absurdos com direito a pirotecnias dignas de Stark Tower, mas os elementos que fazem a segurança de Londres 2012 contam bastante com o auxílio da tecnologia. E o mesmo para garantir que nenhum resultado prejudique um atleta porque milésimos de segundo foram desconsiderados.

LRAD
A chegada ao Parque Olímpico, principal localidade de Londres 2012, imediatamente revela que a Grã-Bretanha preparou um esquema de guerra para evitar problemas. Não são permitidos líquidos na entrada. Os espectadores devem depositar os pertences para que passem pela máquina de raio X, como se fosse num aeroporto. Depois ainda têm que enfrentar o detector de metais que escaneia o corpo em busca de qualquer pequeno indício. Algumas pessoas sem sorte são direcionadas para uma terceira onda de segurança, dessa vez com direito a vistoria completa conduzida por um funcionário. Uma vez que te liberam, aí não há mais preocupações em provar que você não é um terrorista preparado para explodir alguns atletas e espectadores.

Câmeras de segurança estão por toda a parte. São elas que permitem o monitoramento das milhares de pessoas e também de cerca de 70 mil voluntários que fazem os Jogos acontecerem – eles dão informações ao público, dirigem veículos e auxiliam na parte técnica para que os resultados apareçam sem atraso nos telões. Militares devidamente identificados perambulam pelo Parque Olímpico de olho em tudo – são os mesmos que torcem para o Team GB (como é conhecida a delegação da Grã-Bretanha) com euforia e participam das “olas” quando o jogo começa.

O Ministro da Defesa da Grã-Bretanha confirmou a presença de armas supersônicas chamadas de LRADs durante as Olimpíadas. Elas servem para criar sons num volume muito alto. Vale tanto para a voz de alguém dando instruções como para mensagens gravadas. Se assim desejar, o operador da LRAD pode emitir o som num volume tão absurdamente alto que cause desconforto e até dor. Há informações de LRADs posicionadas ao longo do Rio Tâmisa, que corta Londres. Eu não tive o desprazer de ver o equipamento em ação.

Embora a patrulha seja grande, quem passeia pelas localidades olímpicas mal percebe que há monitoramento por câmeras, militares e equipes de segurança privadas observando o comportamento de espectadores em busca de situações estranhas. Tanto melhor porque assim o foco do espectador fica integralmente nos atletas.

OMEGA: "cronometrista" oficial das Olimpiadas
A tecnologia marca presença durante as competições. A empresa suíça Omega, fabricante de relógios, tem tradição em fornecer as mensurações oficiais para provas que dependem de tempo e de velocidade. Os paineis de resultados no Parque Aquático mostram essa marca por todos os lados. Sensores estrategicamente posicionados permitem saber o tempo do atleta com direito a milissegundos – às vezes eles são a diferença entre uma medalha de prata e a medalha de ouro.

Também da Omega vem a pistola que sinaliza o início da prova. Como artigo no MeioBit explica, antes o Comitê Olímpico Internacional (COI) empregava armas tradicionais como o revólver. O problema é que o atleta mais próximo do fiscal que dispara escuta antes e sai na frente. A arma eletrônica aciona caixas de som posicionadas atrás de cada atleta, para que todos saibam ao mesmo tempo que foi dado o início da corrida.

Na natação também há aviso sonoro eletrônico. O árbitro principal fica com um controle remoto que sinaliza para os atletas. Não se trata de uma arma, mas é importante observar que o ambiente do Parque Aquático é mais silencioso e os atletas estão todos próximos.

As provas de atletismo acontecem no Estádio Olímpico. O gramado fica coberto por equipamentos necessários para a execução do esporte. Entre eles, destaque para carrinhos em miniatura passeando de um lado para o outro. São MiniCoopers em miniatura para o transporte dos equipamentos da prova. Eles suportam até 8 kg e funcionam ininterruptamente por pouco mais de meia-hora, quando a bateria começa a falhar. Os carrinhos são controlados por um supervisor da prova. Foram desenvolvidos pela BMW especificamente para os Jogos de Londres. Claro que a companhia automobilística também pagou um bom valor em contrato de publicidade.

Assista abaixo a um dos simpáticos carrinhos em ação.


Quem assiste aos Jogos de casa, seja na Inglaterra ou qualquer outro país, provavelmente não percebe, mas há tecnologia envolvida até na transmissão. Essas são as Olimpíadas mais assistidas da História. Somente a Rede Record desembolsou US$ 60 milhões pelos direitos de exibição. Essa fortuna dá direito a todas as modalidades, todos os esportes e tudo mais produzido pela empresa contratada para gerar as imagens ao vivo. A BBC de Londres abriu mais de 20 canais para mostrar tudo em tempo real. O portal Terra promete até 36 transmissões simultâneas.

Câmeras robóticas
Para colocar tantas imagens no ar são necessárias dezenas de câmeras. Os recintos de competições têm várias espalhadas por todos os cantos com os cinegrafistas posicionados. Também contam com as câmeras robóticas. Uma delas acompanha o desempenho dos nadadores na piscina do Parque Aquático. Uma espécie de grua fixada em um cabo de aço no teto permite movimentá-la para frente e para trás. A lente também se move num ângulo de aproximadamente 180 graus. Outra similar, fixada próxima da piscina, presa ao chão, permite filmar o pulo dos atletas. Também controlada por um técnico confortavelmente sentado na base da grua.

Este conteúdo é transmitido por satélite para as emissoras nacionais que compraram os direitos de transmissão das Olimpíadas. A negociação feita pelo COI pode incluir ou não os direitos de transmitir pela internet. Aqui vale a mesma regra da Copa do Mundo, explicada numa entrevista com o então diretor da plataforma de vídeos da Globo.com: geralmente o portal contrata uma empresa especializada em geolocalização que determina quais internautas estão em território nacional e podem acessar os conteúdos relacionados ao esporte. Por exemplo, não consegui assistir a um vídeo do Terra enquanto estava em Londres. Agora não tenho mais acesso a alguns conteúdos que comecei a ver enquanto estava na terra da rainha.

Entra em cena também os CDNs. Toda vez que um usuário requisita um vídeo do YouTube, o acesso passa por uma tecnologia que determina de qual dispositivo vem a requisição e adequa o vídeo ao tamanho da tela e qualidade da conexão. Não adianta transmitir um vídeo em HD 1080p para um celular com visor de 3″. Essa mesma tecnologia ajuda emissoras como a americana NBC, detentora exclusiva dos direitos de transmissão para os EUA, a economizar em tráfego de dados – a qualidade do vídeo se adequa ao aparelho. A empresa Akamai, uma das mais conhecidas em soluções de CDN, vende seus serviços como “aceleração de aplicações web, gerenciamento de desempenho, serviços de streaming e delivery de conteúdo”.

Quer assistir às Olimpíadas mas está no conturbado metrô de Londres? Não tem problema. Conforme noticiado em março, a operadora Virgin Mobile instalou gratuitamente internet sem fio por Wi-Fi em diversas estações da cidade. O usuário só precisa informar o email e, se quiser (a gente sempre quer), cancelar o recebimento de propagandas da companhia. Eu fiz o teste na estação de Canary Wharf: funcionou perfeitamente para baixar uma penca de emails e acessar o Twitter. Só não passou pelo teste de velocidade de conexão porque não deu tempo – estava de passagem por lá.

Wi-Fi gratuito em algumas estações de metrô
A operadora British Telecom (BT) tem uma variedade enorme de localidades com hotspots Wi-Fi. A cidade praticamente toda tem conexão sem fio. Entretanto, é necessário contratar o serviço por 27 libras esterlinas pelo período de cinco dias ou 39 libras por um mês de uso. Respectivamente R$ 85 e R$ 122 por um serviço tão simples. Outra opção é contratar internet pré-paga no celular com a O2, Orange ou outra operadora local. Tende a sair mais barato e o assinante ainda tem direito ao envio de SMS e chamadas locais.

Só não pode compartilhar a conexão por meio de recursos como Personal Hotspot do iPhone. O COI colocou inspetores armados com detectores de internet para encontrar e desativar acessos ad-hoc nos recintos olímpicos. Também não vi nenhuma apreensão de conexão enquanto estava em Londres.

Ah, e os iPads? Talvez sejam os gadgets que mais chamem a atenção durante estes Jogos Olímpicos. Eu poderia falar dos tablets, generalizando, mas não dá para fazê-lo porque efetivamente só se viam os aparelhos da Apple em situações vexaminosas ou importantes. Técnico informando ajustes a um velocista, um chinês que escreveu uma mensagem para o nadador da República Popular da China e usou uma capinha especial para exibir o “cartaz” e a presença constante de gente batendo foto ou gravando vídeo com o tablet são alguns exemplos desse uso. Medalha de ouro para a Apple. Enquanto isso, a Samsung colocou unidades do Galaxy Tab em vários pontos e instalações do Parque Olímpico, nas quais os transeuntes podiam procurar informações ou se divertir. Pouco uso das traquitanas no tempo que estive lá.

iPad em todo canto
Sem dúvida, uma grande Olimpíada. Em termos de organização e de uso da tecnologia. Temos muito trabalho pela frente para igualar Rio 2016 ao que os ingleses fizeram até aqui.

quinta-feira, agosto 09, 2012

Galaxy Note 2 pode ter tela de 5,5 polegadas flexível


A Samsung pode anunciar o novo Galaxy Note 2 com uma tela AMOLED flexível. De acordo com um relatório da TI Times, da Coréia, a Samsung lançará o aparelho com um painel Amoled HD de 5,5 polegadas, maleável e com a tecnologia inquebrável UBP (Unbreakable Plane). 

Além disso, o display do smartphone teria densidade de pixels de 350 ppi, maior que a do iPhone com sua tela Retina de 326 ppi.

Outra expectativa é que o display do novo gadget da Samsung tenha uma espessura de apenas 0,4 milímetros. Isso permitiria uma otimização do espaço físico do aparelho e a inserção de mais componentes ou até de uma bateria com maior capacidade. Entretanto, a adoção do novo material inquebrável para o painel não significa que o telefone será inteiramente flexível.

Ainda de acordo com o relatório, o display do Galaxy Note 2 será curvado como no Google Nexus, com resolução de 1280 x 720 pixels. O design do modelo será baseado no desenho implementado no Galaxy S III, com o mesmo processador Exynos quad-core e uma câmera mais potente, entre 8 e 12 megapixels. A previsão é que o Samsung Galaxy Note 2 seja anunciado no dia 29 deste mês em um evento da companhia.

Rumores indicam o lançamento da câmera compacta da Nikon baseada em Android...


Rumores apontam que a Nikon anunciará uma nova câmera da série Coolpix, até agora chamada de S800, no dia 22 deste mês. O grande destaque do modelo ficaria por conta do sistema operacional: a compacta seria baseada no Android 2.3, inclusive possibilitando acesso ao Google Play. De acordo com uma listagem publicada pela Agência de Comunicação da Indonésia, o modelo estaria em fase final de testes antes de ser lançado ao mercado.

Rumores apontam que Nikon lançará câmera baseada em Android (Foto: Reprodução)
Apesar de trazer uma versão do sistema operacional de 2010, o modelo traria como trunfo o fato de ser a primeira câmera da fabricante baseada no Android. Para o usuário, a vantagem mais evidente seria o acesso aos aplicativos da loja virtual do Google - desde jogos até editores de imagem.

A compacta ainda deve contar com sistema de geolocalização por GPS, um sistema de conexão Wi-Fi embutido, tela de 3,5 polegadas e lente 25-250 mm. Ainda não há informações sobre o tipo de sensor de imagem, mas as câmeras da Nikon geralmente têm trabalhado com resolução de 16 megapixels.

O que fazer com as NF-es que ficam no seu correio eletrônico?


A emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) já está sendo largamente utilizada no Brasil desde 2009. Mas passados três anos dessa realidade muitas empresas ainda não se atentaram para a importância destes arquivos. Acostumados com a antiga nota fiscal em papel, muitos ainda acreditam que basta guardar o DANFe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica).

Isso é verdade para as pessoas físicas e empresas que não estão obrigadas a emitir NF-e, mas para todos os demais, pela nova legislação fiscal, o DANFe – como o próprio nome diz – é um “documento auxiliar” que possibilita visualizar o conteúdo da Nota Fiscal Eletrônica. Para as empresas obrigadas a emitir NF-e o “documento com validade fiscal” é o respectivo arquivo XML e a legislação exige que esses arquivos digitais sejam guardados por no mínimo cinco anos para eventuais conferências pelo fisco.

Percebo que muitas empresas ainda não dão a devida importância em guardar a NF-e e as poucas que se preocupam com isso, acabam guardando somente as NF-es emitidas pela própria empresa se esquecendo que a legislação obriga também o armazenamento – pelos mesmos cinco anos – das NF-es recebidas de seus fornecedores. É por esse motivo que começou essa “enxurrada” de e-mails em seu correio eletrônico e o que fazer com isso?

Inicialmente não culpe seu fornecedor por ficar enchendo sua caixa de e-mails, pois a legislação exige que o emitente da NF-e entregue ou disponibilize o arquivo XML para o seu destinatário e o método mais utilizado pelo mercado para resolver esse problema é enviar esses arquivos por e-mail. Aliás, quando você for comprar algum equipamento ou eletrodoméstico e o vendedor pedir o seu e-mail, não fique nervoso, ele só está tentando atender à legislação fiscal.

Porém, tudo está se modernizando e a nota fiscal também entrou nesse ritmo, precisamos mudar nosso hábito de guardar papel e acostumarmos a armazenar arquivo digital. Essas NF-es que estão em sua caixa postal, provavelmente, são de seus fornecedores e precisam ser mantidas por cinco anos, isso mesmo, cinco anos no mínimo. Então guarde! Mas como?

Você pode simplesmente arquivar em sua caixa de e-mails, mas esse procedimento é frágil, pois qualquer problema no seu correio eletrônico provocará a perda desses importantes arquivos. Além disso, para uma eventual consulta ou fiscalização não vai ser fácil localizar as NF-es.

O ideal é você abrir o e-mail, identificar se essa NF-e é realmente sua, entrar no portal da Secretaria da Fazenda, digitar a “chave de acesso da NF-e”, verificar se ela está válida e, depois, salvar esse arquivo em alguma pasta do seu computador e, de preferência, periodicamente, salvar uma cópia externa (pen drive, cd ou DVD) de forma organizada e separado por data. Tudo isso? Infelizmente sim, esse é o procedimento correto.

A boa notícia é que já existem softwares disponíveis no mercado que administram e armazenam as notas fiscais eletrônicas emitidas e recebidas. Alguns fazem todo o procedimento de forma automática: importam o arquivo XML, validam na Secretaria da Fazenda, armazenam e oferecem filtros e relatórios para facilitar a organização e consulta às NF-es. Outros, mais sofisticados, chegam a ler os seus e-mails para capturar, automaticamente, suas notas fiscais, poupando até o seu trabalho de abrir as mensagens com anexos em XML. Outra boa notícia é que esses softwares costumam ter preços acessíveis.

Google oferece benefícios até quando empregado morre...


Viúvo de um Googler recebe metade do salário anual por dez anos.

Trabalhar no Google garante uma série de benefícios que muitos profissionais adorariam receber. Além daquilo que se desfruta em vida, nessa semana um executivo da companhia deu detalhes sobre os benefícios garantidos à família de algum funcionário que morreu. “Fazemos isso não porque é importante para o negócio, mas simplesmente porque é o certo a fazer”, disse o responsável por recursos humanos, Laszlo Bock.

Bock concedeu entrevista à revista Forbes em que comenta, por exemplo, que  os viúvos e viúvas de um Googler (jeito como os funcionários do buscador se referem a si mesmos) recebem anualmente um cheque com metade do salário anual do empregado pela década seguinte à morte. Uma colaboração bastante generosa que não adiciona absolutamente nada ao Google, diferentemente dos cortes de cabelo e refeições gratuitas que tendem a tornar os ambientes de trabalho mais agradáveis e, no fim do dia, mais produtivos.

Essa espécie de pensão por morte não depende de qualquer pré-requisito, como ter tantos anos de empresa ou contribuir com algum valor. Todos os 34 mil funcionários do Google ao redor do mundo têm direito ao benefício, desde que primeiro partam dessa para uma melhor (que coisa terrível para escrever num artigo).

Os benefícios continuam para os filhos do Googler falecido. A companhia promete depositar mensalmente a quantia de mil dólares até que o rebento chegue aos 19 anos. Aqueles que estudarem em tempo integral recebem o pagamento até os 23 anos. Uma quantia nada desprezível num país em que as melhores faculdades são pagas e o preço final não é nada barato. Adicione a isso também a conversão imediata das ações que o funcionário detinha do GOOG para o nome da esposa ou esposo.

“[A morte de um parceiro] é um momento horrível e difícil, não importando as circunstâncias. Sempre que passamos por isso como uma empresa nós tentamos encontrar formas de ajudar o cônjuge do Googler que faleceu.” E este é só mais um conjunto de benefícios que o Google oferece a quem trabalha na companhia. Ele se soma a outros que visam ao bem-estar de pais e mães cujo filho acaba de nascer: licença paga de 18 semanas para as mulheres e de seis semanas para os homens.

A reportagem da Forbes revela ainda que o funcionário de idade mais avançada atualmente no Google tem 83 anos. O que ele faz na companhia de internet, que costuma simbolizar o estilo de vida da galera mais jovem que sonha em trabalhar com web, permanece um mistério.

Pesquisa por voz no Google via iPhone e iPad estará disponível nos próximos dias

Função já está disponível no Android 4.1 e deve chegar ao iOS em breve.

A Google confirmou nesta semana que o seu aplicativo de pesquisa por voz para iOS deverá estar disponível para os usuários nos próximos dias. O recurso já está funcionando no Android 4.1 e, de muitas formas, lembra o funcionamento do Siri.



A interface limpa, característica marcante do serviço de buscas, também estará presenta na versão mobile. A equipe do site The Verge, que teve a oportunidade de testar o app, classificou o resultado como “idêntico ao do Jelly Bean”. O app será gratuito e estará disponível na App Store já nos próximos dias.

terça-feira, agosto 07, 2012

Microsoft troca Hotmail por Outlook...


A Microsoft vai abandonar o serviço de webmail gratuito que tem desde 1998 e substitui-lo pelo Outlook.com

O novo serviço de e-mail Outlook.com tem uma interface mais limpa e menos intrusiva que a do Hotmail, está totalmente integrado com o Windows e o Office e permite aos utilizadores acederem aos seus contactos do Twitter, Gmail, Facebook e LinkedIn.

A Microsoft diz que o novo serviço não tem anúncios nem grandes caixas de pesquisa e ajudará os utilizadores a evitarem junk mail. O Outlook.com também organizará as mensagens em diferentes pastas, separando e-mails de contactos, newsletters, média social e notificações. É provável que mais funcionalidades sejam acrescentadas à medida que a base de utilizadores for crescendo.

Está já online uma versão pré-final do Outlook e os utilizadores podem aceder-lhe em www.outlook.com. Quem quiser mudar do seu endereço do Hotmail para o Outlook.com só tem de clicar no separador Atualizar para o Outlook no menu Opções. O serviço já terá angariado um milhão de contas em apenas seis horas, embora possam ser utilizadores do Hotmail que migraram para o novo sistema.

Chris Jones, Vice-presidente do Windows Live na Microsoft, afirmou no blogue da empresa: “Pensamos que esta é a altura certa para reimaginar o e-mail pessoal, desde o centro de dados até à experiência do utilizador.”

Esta mudança faz claramente parte de um exercício de renovação para colocar o serviço de e-mail gratuito da Microsoft em linha com o seu software de e-mail, o Outlook. É também uma tentativa da Microsoft para afastar a concorrência do Gmail, o serviço de webmail que regista o crescimento mais rápido atualmente.












segunda-feira, agosto 06, 2012

TIM amplia cobertura WiFi em parceria com Linktel


Nos últimos meses as operadoras de telefonia móvel aqui no Brasil tem investido bastante em redes WiFi. O motivo é óbvio: oferecendo aos clientes uma rede de alta velocidade por meio desse tipo de conexão, a operadora economiza o espectro da rede celular, desafoga sua rede e consegue garantir uma melhor qualidade do serviço para os demais clientes. Cada operadora teve a sua estratégia nesse campo, e a da TIM foi firmar uma parceria com a operadora de pontos de acesso sem fio Linktel.

Para quem não conhece, a Linktel possui diversos hotspots no Brasil com direito a cobertura em aeroportos, shoppings, universidades e outros pontos de alta concentração de acesso. São mais de 1,5 mil pontos de acesso sem fio, sem contar no convênio com a iPass que leva o acesso para 130 países. Dessa forma, a TIM conseguiu uma grande cobertura WiFi sem fazer muito esforço (ou desembolsar uma fortuna) para montar uma rede própria.

O funcionamento do serviço será idêntico ao praticado na rede WiFi própria da TIM: clientes dos planos Infinity Web (R$ 0,50 por dia para os planos pré-pagos) e Liberty Web (R$ 29,90 por mês para os planos pós-pagos) terão acesso ilimitado e sem custo adicional aos pontos de acesso da Linktel. As vantagens para o cliente são boas: ao utilizar a rede WiFi em vez do 3G, a velocidade provavelmente será maior, sem contar que o acesso não será contabilizado da franquia de uso mensal.

A TIM não é a única operadora que fechou parcerias estratégicas para ter uma boa cobertura WiFi. A Oi recentemente comprou a Vex, e a operadora fechou parcerias para levar o serviço para diversos países. A Claro e a Vivo também possuem suas redes WiFi, embora não façam muito alarde sobre o serviço.

Os clientes da TIM poderão acessar os pontos de acesso da Linktel a partir de setembro desse ano. Até lá eles deverão continuar sofrendo com usando o 3G da TIM, ou procurar um hotspot próprio da empresa.

quinta-feira, agosto 02, 2012

Qual a diferença entre 0300, 0500, 0800 e 0900?



Conheça as diferenças entre os serviços telefônicos com números 0300, 0500, 0800 e 0900. Veja as tarifas, gratuidade e onde cada um é usado.

Muitas vezes somos pegos usando um desses prefixos para utilizar algum serviço, e na maioria das vezes nos confundimos ao pensar que são todos a mesma coisa e não se preocupar que pode haver diferença entre um e outro como se a ligação é gratuita ou não e caso não seja gratuita, qual ao valor da ligação. Com isso só se percebe que existe sim uma diferença entre 0300, 0500, 0800 e 0900 quando vai conferir a conta telefônica ou o saldo em créditos, e susto é certo.

Pois bem, para que isso não ocorra mais é bom que esteja consciente do gasto que terá ao utilizar cada um dos prefixos, seja 0300, 0500, 0800 ou 0900, é importante saber para que se destina e qual a taxa de utilização dos mesmos, a diferença existe e a solução é estar por dentro delas.

Vamos ver então qual a diferença entre aos prefixos 0300, 0500, 0800 e 0900:
  • 0300 -  o prefixo 0300 possui uma tarifa única nacional, por tanto, não importa a hora, local ou destino da ligação, o minuto cobrado é o mesmo para todo o país, as entidades que possuem o 0300 a Receita Federal, por exemplo, não ganham nada do que é pago pela ligação, o dinheiro destina-se a pagar a prestadora do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), foi criado a partir da norma 6/99. O custo da ligação deve ser feito claramente, pois o usuário precisa saber quanto vai gastar na ligação, usando o prefixo 0300.
  • 0500 – é utilizado quando a intenção é doar algo seja para instituições publicas (Unicef / Criança Esperança, por exemplo) ou outro tipos de doação, o valor estabelecido pela Anatel que será cobrado pela ligação será de R$ 0,27 o minuto no caso da ligação tenha sido feito de um telefone fixo (STFC) e de R$0,51 o minuto quando feitas de um aparelho móvel (celular). Esses valores serão cobrados independente da doação que será feita, o prefixo 0500 foi criado pela Resolução 264/01, seus valores podem ser alterados a qualquer momento pela agência.
  • 0800 – o prefixo 0800 foi estabelecido antes mesmo que a Anatel existisse, 0800 é utilizado para realizar ligação gratuitamente, e quem paga pela ligação é quem a recebe, é claro que é usado apenas para solicitação de alguns serviços, a norma que o rege é 4/94.
  • 0900 – ao usar o 0900 você pagara pela ligação e ainda pelo serviço que está sendo acessado (disque-amizade, por exemplo), caso não seja pago o serviço não terá sua linha cancelada ou bloqueada, pois não estará em debito com o STFC e sim com o Serviço de Valor Adicionado (SVA), que poderá cobrar judicialmente o debito do serviço.

Internet Explorer fecha ao digitar site do Banco Bradesco



De acordo com o meu amigo Ricardo Cid - Gerente de Produtos e Serviços do Banco Bradesco, se ao acessar o site do Bradesco no navegador Internet Explorer o mesmo fechar de uma forma inesperada, siga os procedimentos abaixo:

Vá no menu do Internet Explorer em...

  • Opções da Internet...

  • Aba "Segurança"... 
  • Botão "Nivel Personalizado"...
  • Selecione na lista de Configuração a opçao Miscelânea...
  • E Habilte a opçao "Navegar por janelas e quadros de domínios diferentes" e clique botao "OK".

Feche o Internet Explorer e tente novamente.

No meu caso funcionou perfeitamente. Obrigado e até a próxima!!!